“Uma equação difícil de fechar , ser sustentável e rentável , mas a conta ficou mais favorável” – por Cyro Rodrigues
Embora a incorporação de recursos ecológicos na nova construção possa ser feita de maneira contínua em toda a construção, os retrofits são mais desafiadores porque atualizar sistemas maiores, como vidros e fachadas, ainda são caros. A instalação de recursos verdes não apenas exige um investimento financeiro em um prédio que já está cobrando aluguel, mas também pode ser um incômodo para os residentes atuais.
Mesmo assim, há motivos para fazer o investimento. Tornar-se verde pode aumentar o valor da propriedade de um antigo prédio de escritórios em valores relevantes de acordo com um novo relatório de sustentabilidade publicado no primeiro trimestre de 2020.
“Esses recursos têm impactos muito rápidos, tanto do ponto de vista de marketing quanto de economia de serviços dos empreendimento .” diz Cyro Rodrigues
A maioria dos proprietários de edifícios inicia suas atualizações de edifícios existentes com itens como iluminação, dispositivos domésticos inteligentes e caldeiras. “Os retrofits de LED cresceram em popularidade e mostraram reduzir o uso de energia de iluminação em alguns edifícios em até 60%”, diz recente estudo.
Os sensores são outro produto que pode funcionar bem em edifícios existentes. Na verdade, os sensores ficaram tão baratos que os consumidores podem comprá-los online por menos de 100 reais . Sensores mais avançados não só têm o potencial de localizar vazamentos e uso excessivo de energia, mas também permitem que os operadores permaneçam em diálogo em tempo real com os edifícios para garantir que a qualidade do ar seja boa.
“Existem também sensores que detectam quando a água está ao redor e desligam o abastecimento de água para evitar a ocorrência de inundações”, diz Cyro Rodrigues .
A boa notícia é que o retorno sobre os custos dessas atualizações melhorou, de acordo com o relatório de economia sustentável . “A tecnologia está avançando e, quando isso acontece, os preços caem”, diz ela. “Na verdade, acho que o ROI é muito mais rápido agora do que cinco ou dez anos atrás.”